sábado, 29 de outubro de 2011

Triângulo





O conceito de triângulos bem como sabemos é:Triângulo é um polígono de três lados.

  > ângulos externos: O ângulo externo é o ângulo suplementar ao ângulo interno,ou seja a soma dos dois corresponde a 180graus.

>Perímetro:O perímetro do triângulo é igual a soma dos seus lados.


                                                Classificação de triângulos:

>Equilátero :É quando o triângulo possui os seus lados congruentes ,ou seja,a medida deles são iguais.
   Veja :


                                                   








>Isósceles:Triângulo o qual,somente dois lados são congruentes.Abaixo a ilustração de um triângulo Isósceles:

 










>Escaleno:É quando o triângulo não possui nenhum de seus lados congruentes.Veja:





                             
                                                     

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Xadrez vivo

Existem diversas mitologias associadas à criação do xadrez, sendo uma das mais famosas aquela que a atribui a um jovem brâmane indiano chamado Lahur Sessa. Segundo a lenda, contada em O Homem que Calculava, do escritor e matemático brasileiro Malba Tahan, numa província indiana chamada Taligana havia um poderoso rajá que havia perdido o filho em batalha. O rajá estava em constante depressão e passou a descuidar-se de si e do reino.
Certo dia o rajá foi visitado por Sessa, que apresentou ao rajá um tabuleiro com 64 casas brancas e negras com diversas peças que representava a infantaria, a cavalaria, os carros de combate, os condutores de elefantes, o principal vizir e o próprio rajá. Sessa explicou que a prática do jogo daria conforto espiritual ao rajá, que finalmente encontraria a cura para a sua depressão, o que realmente ocorreu.
O rajá, agradecido, insistiu para que Sessa aceitasse uma recompensa por sua invenção e o brâmane pediu simplesmente um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro, dois para a segunda, quatro para a terceira, oito para a quarta e assim sucessivamente até a última casa. Espantado com a modéstia do pedido, o rajá ordenou que fosse pago imediatamente a quantia em grãos que fora pedida[13]
Depois que foram feitos os cálculos, os sábios do rajá ficaram atônitos com o resultado que a quantidade grãos havia atingido, pois, segundo eles, toda a safrado reino durante 2.000 anos não seriam suficientes para cobri-la. Impressionado com a inteligência do brâmane, o rajá o convidou para ser o principal vizir do reino, sendo perdoado por Sessa de sua grande dívida em trigo.
Diz uma outra lenda que a criação do xadrez deve-se ao grego Palamedes,[14] que teria inventado o jogo de xadrez como um passatempo para distrair os príncipes e seus soldados durante o longo período que durou o cerco imposto pelos gregos a cidade-estado de Tróia. Os gregos foram os primeiros a documentar a existência do jogo. O poeta Homero descreve no primeiro livro da Odisséia uma partida de xadrez entre os pretendentes da rainha Penélope, às portas da casa do esposo Ulisses, em Ítaca. Já o dramaturgo Eurípedes, em sua tragédia Ifigênia em Áulis, apresenta dois personagens, Ajax e Protesilau, disputando uma partida de xadrez.
Já uma terceira lenda atribui a invenção do jogo ao deus Marte(Mitologia Romana) ou Ares(Mitologia Grega) que foi inspirado pela dríade Caissa. Trata-se de uma lenda contemporânea, tendo sido criada em 1763 por Sir William Jones, um famoso orientalista britânico, que publicou durante a juventude, quando ainda estudava na Universidade de Oxford, um longo poema intitulado Caíssa sobre uma encantadora ninfa dos carvalhos que habitava nos bosques da antiga Trácia. Caíssa e sua associação à criação do jogo de xadrez adquiriu enorme popularidade nos países anglófonos após as citações de Petter Pratt em seu livro Studies of Chess (Londres1803) e George Walker em Chess and Chessplayers (Londres, 1950). Posteriormente, na França, a musa foi citada por La Bourdonnais, Mery, Saint Aimant, dentre outros, em artigos escritos na La Palamède, a primeira revista do mundo dedicada ao xadrez. Desta forma, o jogo de xadrez também veio a ser conhecido poeticamente como a Arte de Caíssa.
    O xadrez é jogado por duas pessoas ,tendo casas brancas e pretas ,as peças são :Duas damas(uma de preta e,outra de branca oque vai acontecer em todas peças),dois reis ambos das cores ditas anteriormente,quatro cavalos,quatro bispos,quatro torres e 16 peões.
 Abaixo temos os movimentos deles:
>Peão :Anda somente para frente.Na primeira rodada o peão pode andar duas ou somente uma casa ,tal como a estratégia do jogador.Ele só captura em diagonal,e se atravessar o tabuleiro ,ele pode ser trocado por qualquer peça capturada.

>Torre:Anda em horizontal e vertical quantas casas queira,mas ao capturar a peça deve-se parar na casa,que esta foi capturada.

>Cavalos:Seus movimentos são em L,ele é a única peça do jogo que pode saltar sobre as outras.E o cavalo só captura a peça caso esta está na última casa do L,por exemplo :Você pode mover dois para frente e um para a lateral  tanto esquerda quanto direita e se uma peça tiver nessa terceira casa esta é capturada,ou se pode formar o L,andando duas para o lado e uma para frente.

>Bispos:São dois,um na casa branca e um na preta.O bispo nunca pode mudar de casa ,e seus movimentos são em diagonal quantas casas queira,sendo que quando  captura a peça para-se na casa que esta estava.

>Dama:Anda em todas as direções quantas casas queira.

>Rei:Digamos assim a peça mais importante do jogo.Ao se capturar um rei,o jogo termina e dizemos xeque-mate.

    O Xeque é um movimento que o rei é ameaçado ,porém este escapa.Já o xeque mate,é quando o rei é ameaçado ,porém não existe uma escapatória para ele.
    Quando uma torre e um rei não são movimentados podemos fazer o Roque,um movimento no qual  o rei pode mover duas casas,e troca de lugar com a torre para escondê-lo.

Abaixo temos um vídeo de uma apresentação de um xadrez vivo ,feito por alguns alunos de uma escola.